domingo, 25 de janeiro de 2015

MPF diz que Youssef pode ter apenas abatimento da multa


Segundo procurador da força-tarefa da Lava-Jato, o doleiro pode ser beneficiado com valor máximo de um de seus imóveis

 O Ministério Público Federal informou neste domingo que o doleiro Alberto Youssef não terá qualquer recompensa caso colabore com a Justiça para recuperar os recursos desviados do esquema da Petrobras. Segundo o MP, o doleiro poderá ter, neste caso, abatimento da multa, e não a garantia de embolsar 2% de todo o valor voltasse aos cofres públicos.
— E ele (Youssef) não nos ajudou a recuperar um centavo sequer até agora — disse neste domingo o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima.

Segundo o procurador, o acordo de delação premiada prevê o abatimento do valor da multa que ele terá que pagar no fim do processo, ainda a ser definida. O máximo que ele conseguirá de abatimento é o valor de um de seus imóveis. Ou seja, se a taxa de 2% do valor ressarcido pelos procuradores com a ajuda do doleiro for igual ou maior que o valor do imóvel, será dispensada a multa compensatória. Se for menor, o imóvel será leiloado e o dinheiro arrecadado pode ser deduzido da multa.
Os imóveis citados pelo MP são um conjunto de prédios e um terreno no Campo de São Cristóvão, no Rio. “O imóvel é destinado, de forma irretratável e irrevogável, pelo colaborador ao juízo a título de multa compensatória pelas infrações penais por ele praticadas”.

Santos Lima informou também que os recursos que Youssef terá direito não serão destinados a ele, mas às suas filhas, proporcionalmente.
— Não existe essa cláusula de performance — disse o procurador, referindo-se ao termo usado pelo advogado de Youssef, Antonio Figueiredo Basto, que neste domingo reiterou que seu cliente teria direito a 2% de tudo o que a Justiça conseguir reaver.

— Eu não entendo essa mesquinharia, é claro que existe uma cláusula com essa previsão. E isso é muito comum nos Estados Unidos e na Europa, mas aqui existe um aculturamento jurídico que tenta fazer com que as coisas não sejam claras — disse Basto.

O globo
Compartilhar:

Postagens Relacionadas:

Leituras: Leituras:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

GALERIA

Seguidores

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Seja bem vindo...

Quem sou eu

Postagem em destaque

Bandidos se dram mal

Arquivo do blog

Minha lista de blogs

Pesquisar este blog

Páginas

Encontre nos