sábado, 14 de fevereiro de 2015

Aesa prevê chuvas no Cariri e Sertão da Paraíba no domingo de Carnaval. Confira



Uma mudança na circulação dos ventos está formando áreas de instabilidade que podem provocar chuvas durante este domingo (15) no Cariri e no Sertão da Paraíba, segundo informações divulgadas pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) na tarde desta sexta-feira (13).

De acordo com o gerente de Monitoramento e Hidrometria do órgão, Alexandre Magno, um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) está atuando sobre o Nordeste e deve provocar chuvas no estado.

“O VCAN deverá induzir a ocorrência de chuva sobre a região Nordeste. Na Paraíba, este fenômeno deverá favorecer a chuva a partir do domingo, particularmente sobre Sertão, Alto Sertão, Cariri e Curimataú. Este sistema deve se estender até segunda-feira e depois enfraquece naturalmente. Também podem ocorrer precipitações no Brejo, Agreste e Litoral, só que de forma isolada e com menor intensidade”, disse Alexandre.

O presidente da Aesa, João Fernandes da Silva, lembrou que a partir da segunda quinzena deste mês as chuvas costumam ser mais frequentes no semiárido paraibano. “Sabemos que o período entre os meses de fevereiro e maio é o mais chuvoso no Sertão e os equipamentos do Governo do Estado estão ligados 24 horas acompanhando as mudanças climáticas, as intensidades das chuvas e dos ventos. Também observamos diariamente os níveis dos açudes para gerenciar da melhor maneira a água que abastece a população”, informou.

A maior chuva registrada no Cariri este ano ocorreu entre os dias 4 e 5 deste mês na cidade de Taperoá: 138,5 milímetros. Segundo levantamento feito pela Aesa, esta também foi a maior pluviometria registrada em menos de 24 horas nos últimos 21 anos na cidade. A média histórica em fevereiro é de 83 milímetros, mas somente nos cinco primeiros dias do mês foram registrados 152,5 milímetros no município.

Apesar da previsão de chuvas para o domingo, no sábado (14) os índices de ultravioleta no Sertão deverão chegar a níveis extremos. A intensidade deve variar entre 13 e 14 numa escala que vai de 1 a 16. As temperaturas devem oscilar entre 22°C e 36°C, segundo a Aesa.

Compartilhar:
Leituras: Leituras:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

GALERIA

Seguidores

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Seja bem vindo...

Quem sou eu

Postagem em destaque

Bandidos se dram mal

Arquivo do blog

Minha lista de blogs

Pesquisar este blog

Páginas

Encontre nos