quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

SMS realizou mais de 25 mil testes gratuitos para diagnóstico do HIV em 2014




O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento de qualquer doença e pode salvar vidas. No caso do HIV (vírus da imunodeficiência humana) não é diferente. De acordo com Ministério da Saúde, quanto antes a presença do vírus for descoberta, maior as expectativas de vida do soropositivo. Em caso de gestantes portadoras do HIV, ter o conhecimento dessa situação e seguir o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto, pode fazer com que o bebê nasça sem o vírus. Daí a importância em se realizar o teste para saber se está infectado pelo HIV.
 
Na Rede Municipal de Saúde de João Pessoa esses testes podem ser realizados gratuitamente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Jaguaribe, na Rua Alberto de Brito, s/n.
 
Maria José Ludovico está no sétimo mês de gestação, como procedimento comum no pré-natal foi solicitado o exame para DSTs. “Muita gente tem preconceito com o teste, principalmente as grávidas que acham que estão insinuando algo, mas eu não vejo problema nenhum em fazer esse teste, pelo contrario acredito que seja uma forma de garantir mais segurança a saúde do meu bebê, afinal existem várias formas de se contrair alguma doença”, comentou a dona de casa.
 
“Na maioria dos países do mundo, a taxa de infecção para o HIV vem diminuindo, mas no Brasil esse número aumentou em aproximadamente 11%, principalmente em jovens de 15 a 24 anos, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo e usuários de drogas”, destaca a chefe da seção DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde, Clarisse Pires.
 
Ainda, de acordo com os dados do Ministério da Saúde (MS), cerca de 20% das pessoas com HIV não sabem que tem o vírus. “Por isso fazer a testagem é fundamental. As metas do Ministério é que até o ano de 2020, 90% das pessoas que vivem com HIV/AIDS conheçam seu diagnóstico; 90% das pessoas que sabem de sua soropositividade recebam tratamento e que 90% dos que estão em tratamento tenham sua carga viral indetectável, o que diminui a probabilidade de contaminar outra pessoa”, completou Clarisse Pires.
 
Jackson Oliveira tem 20 anos e já teve relações sexuais sem o preservativo. Com medo de ter contraído alguma doença, foi ao Centro de Testagem do município para fazer o teste. “Tem se falado bastante sobre a AIDS e outras doenças e os número em jovens tem sido alarmante, então comecei a ficar preocupado com a possibilidade de ter pegado alguma coisa, fiz o teste para tirar dúvidas e incertezas da minha cabeça, depois do resultado vou poder viver mais tranqüilo e independente do resultado, vou ter mais cuidado”, disse o estudante.
 
Caso um usuário seja diagnosticado com HIV na Rede Municipal de Saúde, ele é encaminhado para tratamento no Hospital Clementino Fraga, onde recebe toda a medicação, assistência e acompanhamento.
 
Ações do CTA – Em 2014, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou 25.461 testes para o diagnóstico do HIV. Estes exames são realizados na sede do CTA, no Cais Jaguaribe, ou em ações externas e itinerantes promovidas pelo Centro.
 
Durante todos os shows do Projeto Extremo Cultural – Onde o Som Toca Primeiro, que aconteceram no mês de janeiro, uma equipe do CTA realizou testes rápidos de HIV e distribuíram preservativos. As ações foram estendidas durante ‘Folia de Rua’, Carnaval Tradição e fazem parte do planejamento de ações de todos os eventos realizados na capital.
 
Tipos de testes – Existem quatro tipos de testes para diagnóstico da infecção pelo HIV, que são realizados a partir da coleta de sangue.
 
Teste rápido: Possui esse nome, pois permitem a detecção de anticorpos anti-HIV na amostra de sangue do paciente em até 30 minutos. Por isso, pode ser realizado no momento da consulta.

Teste Elisa: Nele, profissionais de laboratório buscam por anticorpos contra o HIV no sangue do paciente. Se uma amostra não apresentar nenhum anticorpo, o resultado negativo é fornecido para o paciente. Caso seja detectado algum anticorpo anti-HIV no sangue, é necessária a realização de outro teste adicional, o teste confirmatório.
 
Teste western blot: É confirmatório, ou seja, indicado em casos de resultado positivo no teste Elisa. Nele, os profissionais do laboratório procuram fragmentos do HIV, vírus causador da aids.

Teste de imunofluorescência indireta para o HIV-1: Também confirmatório, o teste de imunofluorescência indireta para o HIV-1 permite detectar os anticorpos anti-HIV.
 
“O primeiro teste que se faz é o teste rápido. Os testes rápidos são muitos sensíveis e específicos. Dando reagente, confirmamos com ‘Elisa’ e havendo alguma dúvida se parte para o ‘western blot’ ou ‘imunofluorescência’. São testes extremamente sensíveis e seguros”, explicou a chefe da seção DST/AIDS.
 
Existe ainda o teste rápido de fluido oral, que detecta anticorpos contra o HIV na saliva da pessoa, em até 30 minutos.
 
“As pessoas precisam começar a pensar que o vírus existe. É preciso realmente se prevenir e, que quando mais cedo souber da condição de portadora, mas chance de ter uma melhor qualidade de vida, além de evitar a transmissão do vírus pra outras pessoas”, conclui Clarisse Pires.
 
#Partiu Teste – Prevenir, testar e tratar. Este é o objetivo da campanha lançada em 1º de dezembro, pelo Ministério da Saúde, no Dia Mundial de Luta contra a AIDS.
 
De acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV e Aids 2014, 734 mil pessoas vivem com HIV e AIDS no país. Deste total, cerca de 150 mil desconhecem seu diagnóstico. Por isso, #PartiuTeste!
 
A epidemia no Brasil apresenta taxa de detecção em torno de 20,4 casos a cada 100 mil habitantes. Isso representa aproximadamente 39 mil novos casos de AIDS ao ano.
 
Todos devem se preocupar em prevenir-se contra o vírus da Aids, usar camisinha, fazer o teste e, se este der positivo, começar o tratamento.

Compartilhar:
Leituras: Leituras:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

GALERIA

Seguidores

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Seja bem vindo...

Quem sou eu

Postagem em destaque

Bandidos se dram mal

Arquivo do blog

Minha lista de blogs

Pesquisar este blog

Páginas

Encontre nos