O nome científico do fenômeno é Noctiluca scintillans e tem deixado as águas de Hong Kong com um estranho brilho azul.
Mais conhecido como Mar Cintilante, o fenômeno parece ser provocado pela proliferação de algas tóxicas. Mas não é. Na verdade, trata-se da ação de micro-organismos chamados de noctilucas (protistas unicelulares que apresentam um tentáculo móvel usado para capturar presas), e eles estão se multiplicando.
"É uma pena que essa tonalidade azul misteriosa e majestosa seja criada por noctiluca", disse à agência AP a oceanógrafa Samantha Joye, da Universidade da Geórgia (EUA).
O noctiluca, que se alimenta de plâncton e é comido por outras espécies, é favorecido pela poluição das fazendas, que está deteriorando a pesca e a vida marinha em Hong Kong.
O plâncton e o noctiluca se tornam mais abundantes quando aumenta a incidência no mar de nitrogênio e fósforo por causa do aumento do escoamento de poluição de origem agrícola.
O noctiluca não produz produtos químicos que afetam diretamente o sistema nervoso ou outras partes de seres marinhos, mas a sua proliferação, como em Hong Kong, tem sido danosa à vida aquática, por causa da alta concentração de amônia.
@folhadosertao
com oglobo
0 comentários:
Postar um comentário