sábado, 17 de janeiro de 2015

Tia do brasileiro Marco Archer leva cartas , bacalhau e esperança para a Indonésia

Tia do brasileiro Marco Archer leva cartas, bacalhau e esperança para a Indonésia
A advogada Maria de Lourdes Archer Pinto iniciou, na terça-feira, no aeroporto de Manaus, uma corrida contra o tempo para alcançar o sobrinho vivo. Na bagagem, cartas escritas por parentes e bacalhau comprado na conexão em Portugal, a pedido de Marco. Também levou um último desejo deixado pela avó do condenado, cujo teor a tia não quis revelar (Lourdes, como também se chamava a matriarca da família, morreu em 2012), e a última esperança na clemência do governo indonésio.
  
Desde que a mãe de Marco morreu, em 2011, vítima de câncer no pulmão, Lourdes chamou para si a responsabilidade de acompanhar o caso do sobrinho. Todo fim do ano, atravessava o mundo para visitá-lo. Em outubro, com a posse do presidente Joko Widodo, renovou a esperança de que Marco pudesse escapar do pelotão de fuzilamento. Chegou a postar em seu perfil no Facebook, na época, um voto para que Deus abençoasse “o presidente Joko e família”.

Porém, com as sucessivas negativas de Widodo em perdoar o sobrinho, culminando com a resposta de ontem ao pedido da presidente Dilma Rousseff, a confiança deu lugar à tristeza. Na última postagem no Facebook, a advogada reproduziu um cartão onde se lia “Nessa tempestade, posso ver a tua presença e o teu poder me sustentando em seu querer”, referindo-se a Deus.

Lourdes, nas visitas a Indonésia, sempre amparada pela Embaixada brasileira, tinha alguns contatos locais que a auxiliavam. Essas mesmas pessoas foram acionadas para vencer os 400 quilômetros que separam o aeroporto do presídio antes da execução. Se a sentença é irreversível, a advogada quer levar um gesto final de conforto.

No Facebook, Lourdes postou uma foto de Marco, em outubro, e escreveu acima: “Marco, te desejo toda felicidade do mundo e que você tenha fé que melhores dias virão. Você sabe que pode contar sempre comigo. bjs, te amo”. Nos comentários, uma amiga, Ana Maria, elogiou o “lindo amor” da advogada pelo sobrinho. Outra, Janaína Albuquerque, emendou: “Nossa Lourdinha que lindo, já soube que você realizou o desejo do Marco. Agora, só falta Deus realizar o seu desejo. Sei que acontecerá”.

Lourdes, ex-assessora jurídica do senador Jefferson Peres (1932-2008), pertence à família que fundou o primeiro diário de Manaus, “O Jornal”, nos anos 1930.

Noticiasatuaishoje.com.br
Com O Globo 

Compartilhar:

Postagens Relacionadas:

Leituras: Leituras:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

GALERIA

Seguidores

Total de visualizações

30369
Tecnologia do Blogger.

Seja bem vindo...

Quem sou eu

Postagem em destaque

Bandidos se dram mal

Arquivo do blog

Minha lista de blogs

Pesquisar este blog

Páginas

Encontre nos